Como Organizar suas Revistas em Quadrinhos
Um dos meus maiores problemas ultimamente, tem sido organizar minhas
revistas em quadrinhos (já fazia muito tempo que não tentava arrumar). Além
disso, é sempre complicado quando se quer achar determinada revista , ou ainda
se falta algum número na coleção, e assim vai... Então achei em um blog, uma
maneira relativamente simples de resolver estes problemas : Embora existam
programas especializados em cadastro de revistas, livros , cd, etc ... pode-se
usar as planilhas eletrônicas do Excel para organizar as revistas :
1.
Organize as revistas em caixas por ordem alfabética. Ao invés de tentar
manter as caixas em uma ordem alfabética como todas as revistas com A em uma
caixa, B na outra, mantenha as revistas organizadas por tema. Não importa quais
revistas estejam em cada caixa, o que importa é que as revistas estejam em
ordem alfabética dentro da caixa. Não embaralhe as revistas, pois o que vai
ocorrer se tiver muitas revistas com B na caixa 3 e a caixa 4 tiver só C? criar
uma caixa 3,5 para mais revistas com B ? É muito mais difícil organizar a
coleção desta maneira.
2.
Numere cada caixa de maneira visível na frente (não na tampa). Não
importa quantas você tenha, ou o que está nelas, pois você vai usar a planilha
para catalogar o conteúdo de cada uma depois.
3.
Crie uma planilha. Você criar as colunas de acordo com a sua coleção. Eu
usei as seguintes colunas : título, editora, número, data, categoria (períodico,
edição especial, mini-série, etc), estado (ótimo, boa, regular, ruim, etc),
localização (armário, prateleira, caixa, etc) e comentários. Use uma linha para
o cabeçalho, e congele-a de modo a não tirá-la da tela - isto vai tornar mais
fácil depois, quando a lista ficar grande demais.
4.
Transfira as informações de cada caixa para a planilha. Isto é bem
direto. Pegue as revistas de cada caixa uma a uma, e digite as informações na
planilha. Devolva as revistas para a caixa em ordem alfabética; não se preocupe
em ordenar a planilha ao inserir os dados, pois o programa fará isto por você
depois.
5.
De agora em diante, você vai ser capaz de organizar sua coleção
facilmente do modo que quiser, e pode ordenar por título, por número de caixa,
etc. Aqui mostraremos como fazer no Excel - você vai além do simples ordenar de
A a Z.
6.
Selecione a coluna de título, e escolha DADOS nas ferramentas acima, e
ORDENAR( OU CLASSIFICAR).
O Excel vai lhe dizer
que há dados ao lado da seleção que não estão ordenados, e irá lhe perguntar o
que fazer. Escolha expandir a seleção e clique em ordenar ou classificar
novamente. Na janela , vai aparecer a primeira coluna como primeiro nível de
classificação. Adicione o segundo nível de classificação e depois o terceiro. Deste
modo, sua planilha vai ser ordenada de acordo com os critérios que você
escolheu. Eu escolhi, Título, editora e número.
7.
Depois da primeira vez, vai sempre ficar deste modo. Agora pode clicar
em OK - todas as revistas estão agora em ordem alfabética na planilha, e o
programa lhe dirá em que caixa elas estão.
8.
Além disso, usar o auto filtro para seleciorar as revistas de acordo com
os parametros escolhidos. para fazer isso, selecione a coluna de título, clique
em DADOS, depois em FILTRAR e por fim em AUTOFILTRO, e pronto, ao lado de cada
título vai aparecer um pequena seta, clicando sobre ela você pode escolher suas
opções de filtro. Observe que você pode filtrar em mais de um título, de modo
que você pode selecionar, por exemplo todas as edições especiais , de uma
determinada editora.
9.
Você pode usar uma guia da planilha (aquelas "orelhas" que
ficam na parte inferior da planilha) para cada editora, como por exemplo,
Marvel, DC, Vertigo, Etc. Basta renomear as orelhas (plan1, plan2, etc) pelo
nome da editora.
DICAS
- Não
coloque as revistas muito apertadas, vai ser mais difícil de tirá-las
depois. isto também serve para auxiliar na conservação das revistas.
- Não
se preocupe em contá-las até que a caixa esteja cheia. Só se preocupe em
colocar novas revistas nas caixas em ordem alfabética.
- Mantenha
uma cópia de segurança (backup) em um CD ou DVD, no seu email, ou em outro
lugar seguro.
- Quando
tiver contado uma caixa, imprima uma cópia da planilha e cole na caixa; se
estiver com os autofiltros ligados, você vai poder exibir na tela somente
as revistas de uma determinada caixa. Você pode selecionar um número de
caixa e ver quais revistas estão lá, ou selecionar um título e descobrir
em que caixa está.
MATERIAIS NESCESSÁRIOS
- Um
computador
- Um
programa de planilha eletrônica OpenOffice Calc ou Microsoft Excel
- Tempo.
Muito ou pouco, dependendo de sua habilidade em digitar.
- Um
marcador para escrever os números de cada caixa na frente.
Aqueles que possuem um maior conhecimento de informática e uma maior familiaridade
com o Excel, talvez não tenha encontrado nenhuma novidade neste post, mas para
aqueles que não são "experts" em computadores, podem achar algumas
boas dicas aqui. Espero que gostem.
Copiado e adaptado "quase" descaradamente de Wikihow
Comentários
Postar um comentário