Dia do Internauta


Em agosto de 1991, na Suíça, foi publicado por Tim Berners-Lee, o projeto WWW, nos laboratórios da CERN. O surgimento do World Wide Web, o famoso WWW é o que torna possível o acesso à rede mundial de computadores de forma ágil, simples e eficaz.

A importância da WWW está na maneira que usamos e conhecemos a rede mundial de computadores. Não se trata de sinônimos: a internet, inventada em 1969, é uma rede que carrega informações entre nódulos. Já a Web é um espaço dessa rede em que a informação, como as páginas e os documentos, está armazenada. Para fazer uma analogia, a Web é como os neurônios, enquanto a internet são as sinapses.

Em 1980, Berners-Lee criou um banco de dados pessoal com os recursos humanos e modelos de software da CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear). Foi aqui que ele usou o conceito de hipertexto, em que uma página pode ser ligada a outra. O pulo do gato aconteceu em 1989, quando ele uniu o hipertexto com a internet, para que cientistas possam colaborar com um sistema de informação universalmente ligado.

No ano seguinte, ele já havia criado a base para a implantação da WWW: foi construído o protocolo de transferência de hipertexto (conhecido pela sigla em inglês HTTP), a linguagem de marcação de hipertexto (HTML), com a qual as páginas são criadas, o identificador uniforme de recursos (URL), o primeiro navegador e servidor – além das primeiras páginas web.

A primeira página, que explica resumidamente o que é a World Wide Web, foi ao ar em 6 de agosto de 1991, mas, só podia ser acessada de dentro da CERN. Era uma página de intranet, portanto. Alguns dias depois, em 23 de agosto, o documento finalmente podia ser acessado de fora da instituição de pesquisa (ela ainda está no ar no endereço original). Em abril de 1993, a organização tornou os códigos para a web livre de royalties: qualquer um podia usar sem pagar nada.

"Se a tecnologia fosse proprietária e tivesse em meu total controle, provavelmente [a WWW] não teria decolado", afirmou o pioneiro em um FAQ de 1998. "A decisão de fazer a web um sistema aberto foi necessária para que se tornasse universal. Você não pode propor algo que seja um espaço universal e, ao mesmo tempo, ter controle sobre ele".

O dia 23 de agosto que ficou conhecido mundialmente logo depois que uma imensa passeata, com o objetivo de celebrar importância do ciberespaço, reuniu milhares de pessoas na Praça Campo de Bagatele, após o IGF Brazil (Internet Governance Fórum).

Por esta razão, o mês de agosto marca a estreia da web como um serviço publicado na Internet.

A data escolhida para homenagear a Internet e seus milhões de usuários é o dia 23 de agosto, mês em que se comemora o surgimento do World Wide Web, o famoso WWW. É em virtude dessas letras que se torna possível o acesso à rede mundial de computadores de forma ágil, simples e eficaz.

A criação do www permitiu que qualquer pessoa pudesse acessar um endereço na web sem que fosse necessário ser um especialista em computadores, fato raro na década de 90.

A internet hoje é utilizada na maioria das atividades do cotidiano, principalmente em grandes metrópoles. Com ela, uma série de hábitos mudou: se um currículo era entregue impresso e pessoalmente, hoje é enviado pela internet. Compras podem ser feitas pela rede. 

O brasileiro, por exemplo, é um dos maiores consumidores eletrônicos do mundo. Embora a popularização do ambiente virtual tenha revolucionado a forma como alcançamos o mundo, permitindo uma melhor comunicação entre todos os cantos do planeta e facilitando de forma gigantesca o acesso à informação e ao conhecimento, essa facilidade também proporciona uma maior liberdade para escrever ou dizer o que pensa.

É necessário lembrar que a internet não deve ser usada pra divulgar informações que não sejam confirmadamente verdadeiras. E tão pouco as redes sócias devem locais par a divulgação de ofensas e preconceitos contra qualquer indivíduo ou grupo de pessoas.

Hoje em dia já existem dispositivos legais que permitem identificar e punir os chamados crimes digitais, podendo levar os usuários a tribunais e até a prisão.

A internet é uma ferramenta que deve ser usada para o acesso à informação e também ao entretenimento, mas com grandes responsabilidades.

Fontes:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Última Canção de Conan

Como Organizar suas Revistas em Quadrinhos

Dia do Folclore Brasileiro